Respondendo às questões da comunidade - Quinta de Cavaleiros

♞ A casa da Quinta de Cavaleiros há muito que figura na agenda e interesse da Junta da União de Freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada. Em 2023, em colaboração com outras instituições, realizámos a limpeza 🧹 do espaço envolvente, organizámos iniciativas culturais, que incluíram visitas ao local, e fomos responsáveis por reuniões com o proprietário e com várias entidades, com o intuito de alertar ⚠️ para o estado de degradação do imóvel, cujos novos desenvolvimentos aguardamos com expectativa.

A resiliência de um edifício e da sua junta

✨ Majestoso, intrigante, singular são palavras que nos vêm à memória para descrever a casa da Quinta de Cavaleiros, cuja origem remonta à época medieval e que, mesmo em ruínas, continua a despertar a nossa imaginação 💭 e curiosidade.

Classificada como Monumento de Interesse Público, a Quinta de Cavaleiros não está esquecida pela Junta de Freguesia ou pela comunidade. No ano passado, foi objeto de uma limpeza da vegetação que permitiu revelar as fachadas da casa que ainda se encontram de pé. Um trabalho cujas expensas estiveram a cargo da APPA-VC e da Junta da União de Freguesias, sendo de ressalvar o trabalho e envolvimento de Ana Valentim e da APPA-VC, que têm sido incansáveis. 👏

Durante a limpeza, observámos o mau estado de algumas paredes que ameaçam ruir. Esta questão, que tem sido uma preocupação, levou à realização de diversas reuniões no local com o proprietário e várias vezes com o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila do Conde, Paulo Vasques, e Marta Miranda, diretora de departamento da autarquia, entre outros, com o objetivo de sensibilizar para o estado de degradação do local e necessidade de que se realizem medidas concretas.

A influência da Quinta de Cavaleiros no projeto cultural
“Roteiro Agustina Bessa-Luís”

Como é do conhecimento, a Quinta de Cavaleiros pertenceu à família da Agustina Bessa-Luís, foi nesta casa que a escritora passou várias férias de final de verão com a sua prima, a influência destas férias é muito notória em pelo menos sete dos seus livros. 📚

O Roteiro literário, idealizado pela Junta da União de Freguesia e com total apoio da APPA-VC e do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Vila do Conde, inserido no centenário do nascimento da escritora, teve sempre como base de partida o referido monumento. O último roteiro contou, inclusive, com uma representação 🎭 na Casa de Cavaleiros alusiva a passagens dos livros de Agustina. A iniciativa contou com a colaboração de elementos da Associação “Os Restauradores”, encenação e adaptação de textos de Júlia Rodrigues e guarda-roupa idealizado por Joana Campos.

A Casa da Quinta de Cavaleiros foi também objeto de estudo aprofundado na Tese de Mestrado 📓 da Dra. Liliana Pereira, arqueóloga da Câmara Municipal de Vila do Conde.

Agradecemos, por isso, a recente mensagem do Prof. José Ferreira alusiva a este espaço, seria um gosto podermos reunir um dia para estudarmos algumas formas de atuação e preservação do riquíssimo património existente na União de Freguesias. 😊